segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A escolha do tema do meu TCC

Em julho/2010 concluí a faculdade de Letras, pela Veris, em Sorocaba.

Antes de terminar o curso veio o tão temído TCC.

Eu já tinha uma ideia do que queria fazer, mas não tinha nada especificado. Minha única certeza: meu TCC seria sobre Clarice Lispector.

Conversei com uma professora e pedi que ela me orientasse no trabalho e ela sugeriu o tema e o livro "A paixão segundo G.H."

Ao lê-lo pela primeira vez, quase desisti, pois é um livro extremamente difícil de interpretar e entender, mas eu tinha de me superar, ainda mais depois de ter escutado a seguinte frase da minha - até então - orientadora: "todo mundo que sugeri este livro, desistiu".

No quarto semestre da faculdade engravidei e tudo ficou mais complicado. No quinto semestre peguei o período de gripe suína (H1N1) não pude frequentar as aulas e em outubro peguei licença maternidade.

Voltei pra faculdade em fevereiro de 2010 e meu TCC estava completamente paralisado.

Em abril a Giovana (minha orientadora), teve um sério problema de saúde e precisou se afastar, assim, ficamos (pq o TCC era em dupla) na "mão".

Em maio trocamos de orientadora e em duas semanas o TCC ficou pronto.

O tema foi: "A via-crúcis do gênero humano presente na obra 'A paixão segundo G.H.'"

Este trabalho foca a personagem G.H., uma escritora de classe média, que não encontra sentido para a sua vida até se deparar com uma barata.

G.H. tem pânico de barata, mas ao se deparar com uma barata no armário da ex-empregada, tem o instinto de matá-la, esmagá-la. Ao fazer isso, vê o plasma saindo de dentro da barata esmagada e num ímpeto resolve esperimentá-lo.

A partir daí, G.H. passa por uma transformação interior, começa a repensar sua vida e seus atos, coloca-se no lugar de uma cristã, devota de Maria, que ela vê na imagem da barata.

Não se sabe se sua transformação foi eterna, mas sabe-se que ela se transformou. Ela que por profissão, transformava as coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário