segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Complexa

Um dia desses, numa rede social, uma pessoa me disse que "Clarice Lispector é muito complexa e sempre será uma incognita para o mundo."

Pensei muito no que essa pessoa me disse. Muitas pessoas, estudiosos renomados e especializados nas obras clariceana já disseram isso, mas o que mais me chamou a atenção, foi um leigo falar em complexidade.

É claro que estudar Lispector não é fácil, mas o que me impressionou - e impressiona sempre - é que pessoas que nunca leram Clarice Lispector, se limitam em propagar um conceito comum.

"Clarice era depressiva"; "estudá-la é coisa de maluco"; "ela era louca"; "mal amada"; e por aí vão as frases feitas e o senso comum.

Poxa vida, será que dá pra tentar - pelo menos - ler "A hora da estrela" antes de esteriotipá-la?!?!?

As obras de Lispector são introspectivas, cheias de simbologias, metafóricas, cotidianas e mais um leque infinito de características. Não é uma leitura fácil, ao contrário, chegam a ser maçantes em determinados momentos, mas retratam a alma humana.

Ninguém conseguiu desvendar a alma humana e seus mistérios tão bem quanto ela. E o ser humano é um ser complexo, portanto suas obras não poderiam ser menos complexas que a complexidade do homem!!!

2 comentários:

  1. Tô até me sentindo mal agora!
    *Aquela que se encaixa perfeitamente no contexto*
    Vou ver se leio A Hora da Estrela vai...

    ResponderExcluir
  2. Clarice é e sempre foi uma escrita que me cativou a alma, pode ate ser depressiva mas, pra mim ela foi a que mais se aproximou do modo como lidamos com nossas cicatrizes, com nossos traumas.. pra mim ela é real...

    ResponderExcluir